fbpx
  • LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Login

Receita de Pumpkin Ale: a cerveja de abóbora

Acesse +300 receitas de cerveja artesanal

Acessar Receitas →

Pumpkin Ale: Receita dos Dias das Bruxas!

Se você é fanático por esse estilo, por que esperar o Helloween para tomar a sua? Por isso preparamos esta receita e guia bem prático para que você possa fazer a sua Pumpkin Ale em qualquer época do ano! Faça o download da receita agora e acompanhe o passo a passo para produzir a sua prórpia Pumpkin Ale:

Origem da Pumpkin Ale

Estilo muito comum nos EUA, a Pumpkin Ale é pura tradição dos nossos amigos americanos. A abóbora era muito utilizada como adjunto na era colonial dos Estados Unidos para complementar o malte da cerveja. A sua abundância e falta de qualidade do malte naquela época tornaram a utilização da abóbora em cervejas inevitável.

Existem rumores que até Thomas Jefferson, principal autor da declaração de independência dos EUA, tinha uma receita de Pumpkin Ale que gostava de fazer! Essa cerveja ressurgiu quase dois séculos depois no início da revolução da cerveja artesanal em 1985 na California.

Estilo Cervejeiro

Muitos estilos cervejeiros podem ser utilizados para fazer uma cerveja com abóbora. Os estilos Amber Ale, Stout e Porter são alguns dos mais utilizados devido ao complemento dos grãos torrados com as especiarias. A receita que vamos mostrar utiliza uma Amber Ale como base devido à forte presença do malte e cor alaranjada.

Preparação da Abóbora

Ingrediente que é um dos símbolos mais tradicionais do Helloween, a abóbora requer alguns cuidados para a adição na cerveja artesanal. A abóbora pode ser adicionada na brassagem ou na fervura, a escolha é sua.

Nós optamos por adicionar a abóbora na fervura para evitar o entupimento durante a lavagem e recirculação. Além disso, muitos dos açucares da abóbora já são convertidos durante o cozimento que vamos detalhar a seguir.

Para maximizar o sabor e aroma da abóbora, utilize nosso método de adição que você também terá uma deliciosa ale alaranjada no final!

Receba o kit de receitas clones

Informe seu email abaixo para receber estas 5 receitas de cerveja artesanal: Eisenbahn Pale Ale, Colorado Appia, Guinness, Baden Baden Chocolate e Heineken

A preparação deve ser feita 1 a 2 dias antes do dia da brassagem. Primeiramente escolha uma abóbora de 2 kg e utilize uma faca grande para cortá-la em 8 pedaços. Retire as sementes e adicione os pedaços de abóbora em uma forma.

Cozinhe no forno em uma temperatura de 190°C durante 2 horas ou até ficar macia o suficiente. Retire a abóbora do forno e deixe esfriar a temperatura ambiente. Tire a casca, corte a abóbora em cubos grandes e guarde no congelador. No dia da brassagem, deixe a abóbora descongelar a temperatura ambiente e adicione no início da fervura.

Para evitar a bagunça na panela e válvulas entupidas, você pode utilizar uma grain-bag, normalmente utilizada para fazer cerveja com o método BIAB, ou uma hop bag grande, que é utilizada para adicionar lúpulo com dry hopping.

Especiarias

Para fazer uma boa Pumpkin Ale o seu objetivo deve ser o equilíbrio entre a abóbora e as especiarias. Muitos dos ingredientes utilizados em tortas de abóbora estão presentes também nesta cerveja, mas é preciso ter precaução quantidade adicionada. Algumas gramas a mais e a cerveja não terá o sabor e aroma de abóbora que esperamos.

Alguns dos ingredientes que acompanham bem a Pumpkin Ale são gengibre, canela, cravo da índia e noz-moscada. Veja quais são os sabores e aromas adicionados na cerveja com as especiarias abaixo:

Ingrediente Características
Canela Fragrância doce, picante e amadeirada
Gengibre Sabor picante e aroma apimentado, lembrando cravo, limão e hortelã
Noz-moscada Forte sabor de nozes e ligeiramente doce
Cravo-da-Índia Aroma quente, doce, picante e intenso

Lúpulos

Diferentemente de uma IPA, o lúpulo não é um dos ingredientes principais de uma Pumpkin Ale. Algo em torno dos 20-25 IBUs irá garantir o equilíbrio com a doçura do malte.

Podem ser utilizados os lúpulos Simcoe, Magnum e Saaz para fazer esse trabalho. Na receita que elaboramos, adicionamos Simcoe como lúpulo de amargor e Saaz como aromático, em pequenas quantidades para não competir com os aromas dos condimentos.

Levedura e Fermentação

A escolha da cepa de levedura é importante, ela deve ser capaz de flocular deixando uma linda coloração de abóbora e um toque de doçura. As leveduras que fazem exatamente isso são as versões comerciais White Labs WLP002 English Ale (líquido), White Labs WLP001 California Ale (líquido) ou Fermentis SafAle US-05 (seco).

Procure fermentar entre 18-20 C para garantir uma fermentação mais limpa, para que os aromas de abóbora e das especiarias possam brilhar.

Receita

Chegamos à receita e já é possível até sentir o delicioso aroma de cravo e canela no ar! Gostamos dessa receita devido ao equilíbrio da cerveja entre a abóbora e as especiarias, e o complemento entre a doçura do malte e um bom drinkability.

Lembre-se que a quantidade de especiarias adicionadas em nossa receita deve servir como base, mas você também pode utilizar a sua criatividade cervejeira para realçar os aromas e sabores que deseja. Aprecie com moderação, pois esta receita é realmente uma tentação dos dias das bruxas!

Tamanho da Leva: 20 litros
OG: 1.047
FG: 1.010
IBU: 24
ABV: 4,8%

MALTES:

4 kg (90%) Malte Pale Ale
230 g (5%) Malte Caramunich
230 g (5%) Malte Special B

LÚPULOS:

16 g Simcoe (início da fervura em 60 min)
10 g Saaz (15 min para o final da fervura)

ESPECIARIAS E ADJUNTOS:

2 kg Abóbora Moranga (início da fervura em 60 min)
20 g Gengibre (10 min para o final da fervura)
1 unidade (4g) Canela (10 min para o final da fervura)
2 unidades Cravo-da-Índia (10 min para o final da fervura)
1g Nóz-Moscada Fervura (10 min para o final da fervura)

PREPARAÇÃO DA ABÓBORA:

A preparação da abóbora deverá ser feita dois dias antes da brassagem.
1. Corte a abóbora de 2kg em 8 pedaços
2. Retire as sementes
3. Leve ao forno por 2 horas a uma temperatura de 190°C
4. Tire a casca e corte em cubos
5. guarde no congelador e deixe descongelar a temperature ambiente no dia da brassagem
6. Adicione no início da fervura

FERMENTO:

Fermentis – SafAle US-05
ou
White Labs WLP001 California Ale

TEMPERATURAS E TEMPO:

Brassagem: 65°C 60 min
Fervura: 60 min
Fermentação: 18°C por 7 dias
Condicionamento: 10°C por 21 dias

Ótima brassagem pra você!

julho 13, 2018
Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Login

Create an Account Back to login/register
X