fbpx
  • LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Login

Como Plantar Lúpulo: Guia Completo

Acesse +300 receitas de cerveja artesanal

Acessar Receitas →

O Guia Completo para Plantar Lúpulo em Casa

Fazer cerveja em casa é um dos hobbies mais prazerosos que existem, isso porque ele oferece ao cervejeiro caseiro a oportunidade de expandir os seus conhecimentos e habilidades em áreas da ciência, arte, culinária e até mesmo de engenharia (você que já fez a sua engenhoca cervejeira sabe do que estou falando!).

Por isso para mim não é surpresa que você esteja interessado em plantar lúpulo em casa.

Considerando que o preço do lúpulo varia de R$ 1,00 a R$ 10,00 a cada 10 gramas, você até pode economizar um pouco de grana nessa brincadeira (ainda mais se você é um lúpulomaníaco!). Mas a melhor razão para plantar o seu próprio lúpulo é a gratificação de usar suas próprias mãos e expandir seu controle criativo sobre o processo de fazer uma cerveja feita em casa!

Além de mostrar o passo a passo para plantar o seu próprio lúpulo, também compilamos todos os lúpulos existentes e suas características em uma lista. São 148 variedades com a sua Origem, Alfa Ácido, Beta Ácido e Aroma.

Também adicionamos na lista quais são os lúpulos mais indicados pra cada estilo de cerveja e possíveis substitutos. Informe o seu e-mail abaixo para receber a lista completa:

Mas o que são plantas de lúpulo?

Antes de mergulhar no assunto, uma ótima ideia é familiarizar-se com a planta de lúpulo, a Humulus lupulus. Ela é uma trepadeira que cresce enrolando-se em cabos ou sisais. No inverno a folhagem seca e cai, mas as raízes permanecem vivas e a planta volta a crescer na primavera.

Plantar Lúpulo em Casa

Vale lembrar que as condições ideais para plantações de lúpulo podem ser encontradas nos EUA e na Europa entre as latitudes de 35 ° a 55 ° devido à alta incidência de luz solar em extensos períodos durante o dia. Porém já existem plantações de lúpulo aqui no Brasil dando muito certo, mostrando que é possível plantar lúpulo com sucesso por aqui também!

Os lúpulos são relativamente fáceis de cuidar e são bastante vigorosos, alguns podem até dizer que são invasivos. Eles são tolerantes à seca, mas se saem bem em climas com precipitação variada, desde que a drenagem seja boa.

Planejando seu jardim para receber o lúpulo

Primeiro de tudo e talvez o mais importante, você precisa pensar bem na localização da sua planta. Ela também precisará de algumas coisas para crescer:

Luz solar

O lúpulo precisa de muito sol, então uma área voltada para o norte é a melhor opção pois a sua planta receberá a maior quantidade de luz durante o dia.

Sol direto de seis a oito horas por dia, no final da manhã até a tarde é o ideal, embora sua planta possa precisar de mais se estiver em uma região mais quente do Brasil. Para plantas mais jovens, escolha um local que obtenha alguma sombra durante a parte mais quente do dia para não queimá-la.

Receba o kit de receitas clones

Informe seu email abaixo para receber estas 5 receitas de cerveja artesanal: Eisenbahn Pale Ale, Colorado Appia, Guinness, Baden Baden Chocolate e Heineken

Bom solo e boa drenagem

Plantas de lúpulo se dão melhor quando plantadas no solo ao ar livre, embora um vaso médio/grande já possa ser utilizado para esse fim.

De qualquer forma, uma boa drenagem é essencial para o sucesso. Certifique-se de adicionar muita matéria orgânica, como composto e adubo em seu solo. Uma ótima dica é colocar argila expandida no fundo do vaso e utilizar 4 partes de terra orgânica e 1 parte de esterco de gado. Preencha ¾ do vaso com essa mistura.

Outros aditivos, como vermiculita ou areia também podem ajudar na drenagem do solo. Escolha um vaso com diâmetro maior que 30 cm para dar a sua planta o espaço necessário para o crescimento de suas raízes.

Espaço Ideal e Estruturas

Você deu à sua planta de lúpulo um espaço horizontal suficiente para se espalhar. Agora você deve se preocupar com o espaço vertical.

Lembre-se de que as plantas de lúpulo são trepadeiras e podem atingir 7 metros de altura ou até mais. Com esse tipo de alcance, elas precisam de uma forte estrutura de suporte para evitar que caiam com o vento.

A maneira mais fácil de fazer esse suporte é amarrar um barbante resistente ou sisal em uma estrutura vertical, como os beirais da sua casa.

Se você estiver plantando várias plantas de lúpulo, lembre-se de deixar um grande espaço entre cada planta. Pelo menos um metro entre plantas de lúpulo da mesma espécie é suficiente, porém você deve considerar de 1,5 a 2 metros entre plantas de espécies diferentes.

Como plantar seus lúpulos

Em vez de cultivar lúpulo a partir de sementes, sua melhor opção será utilizar rizomas (um pedaço de raiz de uma planta fêmea) ou mudas de lúpulo.

Diferentes variedades se saem melhor do que outras em diferentes climas, por isso, verifique com o produtor os detalhes sobre o clima ideal antes de comprar sua planta de lúpulo. A melhor época para plantar lúpulo é entre agosto e outubro, após os dias mais frios do inverno.

Para ajudar você, preparamos abaixo um passo a passo prático para realizar o seu sonho de plantar o seu próprio lúpulo.

Prepare o solo

Quando você estiver pronto para plantar, remova a grama e ervas daninhas do solo. Lembre-se de dar bastante espaço às suas plantas, portanto cave um buraco para as plantas de lúpulo ou rizomas.

Plante o lúpulo

Se você estiver plantando rizomas, coloque-o 4 cm abaixo da terra. Cubra o rizoma com o solo, tomando cuidado para não compactá-lo com muita força. Enquanto você rega o solo, ele se compactará naturalmente.

Cubra o solo com casca de pinus para desencorajar ervas daninhas e pragas. Em seguida, marque suas plantações com etiquetas, para que você não se esqueça quais variedades estão ali!
Mantenha o solo úmido, mas tenha cuidado para não exagerar.

Quando as trepadeiras estiverem perto de 30 cm, selecione cinco ou seis ramos por planta e remova o resto delas. Após o primeiro ano, dois ou três ramos devem ser mais do que suficientes para a sua leva de cerveja de 20 litros.

Mantendo seu jardim de lúpulo

Quando a sua planta já estiver com 30 cm a 60 cm de comprimento, comece a treinar o seu lúpulo em volta de sua estrutura vertical. Treine as trepadeiras no sentido anti-horário.

Mantenha as plantas regadas, mas não exagere. Além disso, evite regar a partir do topo da folhagem, pois isso pode incentivar o excesso de umidade e pragas. Para ajudar a prevenir doenças e aumentar a circulação de ar você pode remover as folhas mais baixas, mas com muito cuidado para não romper as hastes principais.

Colhendo os seus cones de lúpulo

Quando amadurecem, as plantas produzem cones de lúpulo que se parecem um pouco com pinhas, porém elas são verdes. Os cones de lúpulo geralmente estão prontos para serem colhidos entre Março e Abril, e terão uma aparência seca.

As glândulas de lupulina amarelas serão gordas e mais visíveis. Se você esmagar um cone em sua mão, você sentirá um cheiro agradável de lúpulo que pode ser cítrico, terroso ou herbal dependendo da variedade.

Para colher seus lúpulos, corte a trepadeira e coloque toda a planta no chão. Remova quantos cones você precisar, mas deixe para trás as folhas e caules.

Tenha em mente que o primeiro ano pode não ser uma safra completa pois a planta está gastando boa parte de sua energia para desenvolver as suas raízes. No segundo ano, você deve ter uma colheita completa.

Secando e Armazenando Lúpulos

Após a colheita, o lúpulo pode ser usado imediatamente ou seco e armazenado para uso posterior. Se você pretende guardá-los para mais tarde, precisará secá-los completamente.

Se você tem um local quente e seco com alguma circulação de ar como uma garagem, pode deixá-los secar por alguns dias. Espalhe-os em uma única camada, idealmente em algumas telas de janelas ou estruturas cobertas de malha, e agite-os suavemente diariamente para ter certeza que eles secarão de todos os lados.

Você também pode usar um desidratador ou até mesmo um forno. Se você usar o forno, coloque os lúpulos em uma assadeira e mantenha a temperatura abaixo de 140 ° F (60 ° C) com a porta ligeiramente aberta para permitir a circulação de ar. Os lúpulos estão completamente secos quando são muito frágeis, mas ainda verdes.

Para armazenar o lúpulo, remova o máximo de ar possível e coloque-os no freezer em sacos plásticos ou embalados à vácuo. Lembre-se de usá-los dentro de um ano.

Plantar lúpulo em casa pode exigir algum planejamento e trabalho, mas esperamos que você tenha a recompensa de utilizar o seu próprio lúpulo na sua cerveja. A plantação de lúpulo – assim como a fabricação de cerveja em casa – é um trabalho de amor que tornará a sua cerveja caseira muito mais única e deliciosa!

setembro 19, 2018
Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Login

Create an Account Back to login/register
X