fbpx
  • LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Login

Cerveja de Trigo: Estilos e Receitas

Acesse +300 receitas de cerveja artesanal

Acessar Receitas →

Como fazer a Melhor Cerveja de Trigo: Estilos e Receitas

As cervejas de trigo são refrescantes, efervescentes, aromáticas e possuem aparência turva. Hefeweizen, Weissbier, Witbier, qualquer que seja a sua preferência, essa cerveja esconde muita história por trás da sua turbidez. Elas quase foram extintas nos anos 1500 devido à Reinheitsgebot, a lei de pureza alemã. Somente malte de cevada, água e lúpulo poderiam ser utilizados para produzir cervejas, portanto a produção de cervejas de trigo foi proibida por um bom tempo.

Após milhares de anos sobre o controle da realeza, somente a partir do século 20 foi possível ter acesso à essa preciosidade dourada. Portanto podemos dizer que cervejas de trigo são o estilo mais antigo em existência nos dias de hoje. E para honrar essa tradição, listamos neste artigo os sub-estilos de cervejas de trigo, assim como dicas e receitas para você recriar estas maravilhas. Informe seu e-mail abaixo e receba agora estas receitas:

Origem e Descrição do Estilo

Primeiramente o que são cervejas de trigo? Cervejas de trigo são produzidas com uma mistura de maltes de trigo e de cevada, onde a proporção de trigo pode variar de 30 a 70%. A maior presença de proteínas no trigo em comparação com a cevada confere maior turbidez e colarinhos duradouros à essa cerveja.

Receba o kit de receitas clones

Informe seu email abaixo para receber estas 5 receitas de cerveja artesanal: Eisenbahn Pale Ale, Colorado Appia, Guinness, Baden Baden Chocolate e Heineken

Além disso, o malte de trigo é mais claro e suave deixando a cerveja mais clara e ótima para quem está começando a experimentar cervejas artesanais.

Estilos de Cervejas de Trigo

Hefeweizen

Talvez um dos estilos mais conhecidos, a Hefeweizen vem do alemão hefe (levedura) e weizen (trigo). Malte Pale Ale e Malte Pilsen são normalmente utilizados na produção com o malte de trigo. Com teor alcoólico de 4,5 a 5% ABV, a sua característica principal está na levedura que produz sabores e aromas de cravo, banana e baunilha principalmente em temperaturas de fermentação mais altas.

Para produzir uma Hefeweizen lembre-se de utilizar pouco lúpulo para que os aromas da fermentação sejam as estrelas da jogada. Utilize uma temperatura de fermentação mais elevada (19 a 24) para tornar esses aromas mais evidentes. A maturação desta cerveja deve ser curta para que a turbidez possa ser percebida, característica principal desta cerveja. Para evitar o entupimento durante a lavagem devido ao menor tamanho do grão de trigo, utilize 200 g de cascas de arroz e faça a recirculação de forma lenta.

Witbier

Estilo totalmente contrário às restrições da Reinheitsgebot, a Witbier surgiu na Bélgica e leva em sua receita cascas de laranja e semente de coentro que aumentam a refrescância. Assim como as cervejas de trigo Alemãs, a Witbier possui uma tradição de mais de 400 anos e quase desapareceu nos anos 1950. A Witbier possui IBUs na casa dos 8 – 20 e teor alcoólico entre 4,5 e 5,5%.

Para fazer uma cerveja Witbier utilize uma mistura de 50% de trigo não maltado e 50% de malte pilsen belga, que irão conferir uma característica mais clara ideal para o estilo. Utilize semente de coentro e cascas de laranja 5 minutos antes do final da fervura. Se você quer se desviar dos ingredientes tradicionais, utilize nosso guia de Como Adicionar Frutas e Especiarias para adicionar gengibre, camomila, baunilha ou erva mate.

American Wheat

O estilo mais recente da lista, a American Wheat se parece mais com uma American Pale Ale do que com a Hefeweizen. Diferentemente das cervejas de trigo alemãs, essa versão americana não tem aromas de cravo ou banana. Outra grande diferença é a presença moderada de amargor e aromas de lúpulo.

A chave para produzir essa cerveja é a escolha da levedura, que precisa ter como característica uma fermentação limpa. Escolha as versões comercias WLP320 American Hefeweizen ou SafAle Fermentis US-05 e mantenha a temperatura entre 16 e 18C para atingir esse objetivo. Se você está procurando baixa presença de lúpulo, faça a cerveja com 15 a 20 IBUs. Caso você esteja procurando amplificar a presença de amargor e aromas do lúpulo, eleve os IBUs de 20 a 40.

Dunkelweizen

Outro estilo alemão, a dunkelweizen possui os mesmos aromas de cravo e banana da Hefeweizen, porém é mais escura devido à adição dos maltes Munich e Caramel. Esses maltes conferem à cerveja toques de caramelo e aromas torrados. Uma dunkelweizen tradicional possui de 50 a 70% de malte de trigo, 30 a 50% de malte Munich escuro e uma baixa quantidade de malte Caramel ou Pilsen.

Para fazer uma Dunkelweizen procure fermentar a uma temperatura levemente mais baixa, de 17 a 18C, para balancear as características da fermentação com a torra do malte. Lembre-se de adicionar lúpulos alemães como Perle, Hallertau, Tettnang ou Magnum. Procure a casa dos 15 a 20 IBUs para também balancear o dulçor do malte com o amargor.

Weizenbock

A cerveja mais potente dessa lista, a Weizenbock possui teor alcoólico de 6,5 a 8% e é mais escura devido à presença de maltes torrados. Como o nome diz, ela é produzida coma força de uma Bock, e possui várias semelhanças com esse outro estilo alemão como a cor e conteúdo alcoólico.

Para produzir esta cerveja, lembre-se de adicionar os maltes Pale Chocolate ou Crystal 40 para realçar a cor e complexidade, mas também deixar um perfil de malte mais seco. Assim como as Dunkelweizen, procure uma temperatura de fermentação mais baixa, entre os 17 e 18C, para permitir a quantidade ideal de cravo e banana característica do estilo.

E para complementar a refrescância característica destas preciosidades, trouxemos até você a receita clássica de uma Hefeweizen.

Como prometido, aqui está a receita!

Receita de Hefeweizen

Tamanho da Leva: 20 litros
OG: 1.047
FG: 1.011
IBU: 18
ABV: 4,8%

MALTES:

2,3 kg (50%) Malte Pale Ale
2,3 g (50%) Malte de Trigo

LÚPULOS:

34 g (4,0% AA) hallertauer hersbrucker (60 minutos)
7 g (4,0% AA) hallertauer hersbrucker (15 minutos)

FERMENTO

SafAle Fermentis WB-06
ou
Fermento Weihensephan Weizen – Wyeast 3068

Temperaturas e Tempo:

Brassagem: 65°C 60 min
Fervura: 60 min
Fermentação: 18°C por 7 dias.
Condicionamento: 12°C por 14 dias

julho 25, 2018
Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Login

Create an Account Back to login/register
X